É IMPORTANTE DIAGNÓSTICO PRECOCE DE DEFICIÊNCIA DE CRESCIMENTO

CRESCIMENTO

15 de agosto de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: ARTRITE, ARTROSE RELEVANTE; SE VOCÊ APRESENTAR DOENÇAS ARTICULARES, COM DORES RELEVANTES, PRINCIPALMENTE NO PESCOÇO, COLUNA, REGIÃO COXO-FEMORAL, JOELHOS, REGIÃO ARTICULAR DOS PÉS, VOCÊ PODERÁ ESTAR APRESENTANDO UMA SITUAÇÃO DE ARTROSE, ARTRITE OU OSTEOARTROSE, QUE É A FORMA MAIS COMUM DE DOENÇA OSTEOARTICULAR E É A PRINCIPAL CAUSA DE INCAPACIDADE NOS IDOSOS EM PRATICAMENTE TODO O MUNDO.

PRINCIPALMENTE NO PESCOÇO, COLUNA, REGIÃO COXO-FEMORAL, JOELHOS, REGIÃO ARTICULAR DOS PÉS, VOCÊ PODERÁ ESTAR APRESENTANDO UMA SITUAÇÃO DE ARTROSE, ARTRITE OU OSTEOARTROSE, QUE É A FORMA MAIS COMUM DE DOENÇA OSTEOARTICULAR E É A PRINCIPAL CAUSA DE INCAPACIDADE NOS IDOSOS EM PRATICAMENTE TODO O MUNDO.

SITUAÇÕES EM QUE EXISTEM O APARECIMENTO DE ARTROSE, ARTRITE OU OSTEOARTROSE QUE É UMA DOENÇA DAS ARTICULAÇÕES, DEGENERATIVA E PROGRESSIVA, NA QUAL A CARTILAGEM QUE REVESTE AS EXTREMIDADES ÓSSEAS SE DETERIORA, CAUSANDO DIFERENTES GRAUS DE DOR, CHEGANDO A APRESENTAR UM PROCESSO DE INFLAMAÇÃO, ENTE OUTROS SINTOMAS. 

A artrose é uma doença degenerativa da articulação, sendo a forma mais comum das doenças músculo-esqueléticas. Afeta preferencialmente pessoas a partir da meia idade, entretanto, este processo articular relevante pode se verificar desde a fase de recém-nascido, infanto-juvenil, adolescente, jovens e adultos, sendo mais frequente após os 45 anos de idade e de forma evolutiva, com o passar dos anos, envolvem mais frequentemente as seguintes articulações: coluna cervical, lombar, joelhos, região coxo-femoral (ancas) e os dedos das mãos e dos pés. Com o passar dos anos é obvio que o processo se verifica com mais intensidade e é facilmente detectável através de evidências radiológicas desta doença e grande parte não apresenta nenhum sintoma.
A artrite, artrose e osteoartrose relevante é a forma mais comum de doença osteoarticular e é a principal causa de incapacidade comprometendo a qualidade de vida. É uma doença das articulações, degenerativa e progressiva, na qual as cartilagens que revestem as extremidades ósseas se deteriora, causando diferentes graus de dor, inflamação. Uma das causas mais comuns de desgaste e degeneração é provocada pelo excesso de peso, sobrepeso, obesidade, obesidade intra-abdominal, visceral ou central e este é um dos principais motivos de causar diferentes graus de dor, inflamação e incapacitação em seres humanos. Também é necessário avaliarmos outras situações que possam evoluir para a artrite, artrose e osteoartrose relevante, tais como, algumas podem ser prevenidas como, por exemplo, uma artrose ou osteoartrose relevante provocada por uma deformidade congênita, a qual pode ser evitada caso seja corrigida precocemente. Outra doença previsível é a osteoporose, quando as mulheres jovens são devidamente orientadas. 
A gota também pode ser prevenida, tratando-se o excesso de ácido úrico no sangue, antes que ele forme cristais e se deposite na articulação, provocando inflamação, dor e incapacidade. Manter o peso ideal com exercícios e dietas é uma boa maneira de prevenir doenças e não deixar este flagelo progredir de forma descontrolada levando a uma situação crítica. A situação evolutiva que culmina com um processo inflamatório que leve à dor e posteriormente a alguma deformidade pode tornar o doente incapaz de realizar determinados movimentos. A própria dor e a inflamação impedem os doentes de se movimentarem. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir sem apresentar sintomas. Muitas das articulações com evidência radiográfica de artrite ou de artrose, osteoartrose relevantes, podem permanecer sem sintomatologia por longos períodos. 
O aparecimento de sintomas é usualmente lento. Inicialmente, surge dor intermitente (que aparece e desaparece) na articulação atingida e geralmente relacionada com o esforço físico. Pode também ocorrer sensação de rigidez articular, associada à dor de difícil localização. Alguns doentes sofrem diminuição gradual da amplitude de movimentos das articulações afetadas. Um traumatismo pode transformar uma articulação com artrite ou artrose, osteoartrose que não tinha sintomas, numa articulação muito dolorosa. 
Por exemplo, um indivíduo pode não se aperceber de qualquer problema nos seus joelhos até que uma contusão nesse local torne a região dolorida, levando ao aparecimento inicial de sinais e sintomas da doença. Embora o universo de causas do aparecimento da artrite, artrose e osteoartrose relevante se enorme, a epidemia da obesidade mundial, tem agravado o aparecimento desta doença de forma significativa e devemos nos esforçar ao extremo que esta causa geralmente evitável nos imponha um sofrimento sério e diminua nossa qualidade de vida.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.Pessoas obesas comprometem com mais frequência as articulações dos joelhos, podendo evoluir para um comprometimento da deambulação...
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

2.A artrite, artrose, osteoartrite combinada com a obesidade piora muito a qualidade de vida...
http://queroemagrecermais.blogspot.com

3.O grande desafio é encontrar estratégias adequadas para a perda de peso com a diminuição da epidemia que ocorre em nosso mundo de forma progressiva e avassaladora...
http://serobesonao.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:

Dr. João Santos Caio Jr, Diretor Cientifico et Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Diretora Clinica - Van Der Häägen Brazil, São Paulo - Brasil, Elena Losina, PhD, do Hospital Brigham & Women's em Boston, Massachusetts, ET al.-USA Roland Moskowitz, MD, diretor da Clínica de Reumatologia da Unidade de Pesquisa da Case Western Reserve University em Cleveland, Ohio-USA Nortin M. Hadler, MD, PhD medicine, microbiology / immunology - Universidade de North Carolina in Chapel Hill-USA, Annals of Internal Medicine – FEB/2011 . Neil Osterweil, N Engl J Med 2002;347:81-8. Stukenborg-Colsman C, Wirth CJ, LazovicWD, Wefer A. High tibial osteotomy versus, unicompartimental joint replacement in, unicompartmental knee joint osteoarthritis. 7-10-year follow-up prospective randomised,study. Knee 2001;8:187-94.Brouwer RW, Bierma-Zeinstra SM, vanRaaij TM, Verhaar JA. Osteotomy formedial compartment arthritis of the kneeusing a closing wedge or an opening wedge, controlled by a Puddu plate. A one yearrandomized, controlled study. J Bone JointSurg Br 2006;88:1454-9. Ishii Y, Matsuda Y. Effect of tourniquet,p r e s s u r e o n p e r i o p e r a t i v e b l o o d l o s s, associated with cementless total knee,arthroplasty: a prospective, randomized, study. J Arthroplasty 2005;20:325-30.










Contato:
Fones: (11)5572-4848/(11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/