É IMPORTANTE DIAGNÓSTICO PRECOCE DE DEFICIÊNCIA DE CRESCIMENTO

CRESCIMENTO

14 de agosto de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: ARTRITE, ARTROSE RELEVANTE; A OBESIDADE (SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE ABDOMINAL, INTRA-ABDOMINAL, CENTRAL, VISCERAL)

COMPROMETE UM GRANDE PERCENTUAL DE INDIVÍDUOS OBESOS, DESENVOLVENDO A ARTROSE RELEVANTE DOS JOELHOS, PODENDO INCLUSIVE DIFICULTAR A DEAMBULAÇÃO DO PACIENTE, A FREQUÊNCIA DA ARTROSE AUMENTA DE MODO SIGNIFICATIVO COM A IDADE. AFETA CERCA DE 20% DA POPULAÇÃO AOS 45 ANOS E QUASE 100% AOS 80 ANOS. INCAPACITANDO HUMANOS DE TEREM UMA VIDA REGULAR.

A artrite e a artrose relevante apresentam cerca de 86 milhões de indivíduos obesos com a frequência da artrose e aumentam de modo significativo com a idade. Afeta cerca de 20% da população aos 45 anos e quase 100% aos 80 anos. A evolução com a idade compromete de forma significativa e relevante através do aparecimento dos sinais e sintomas da artrite, artrose, osteoartrite dos joelhos com comprometimento de sua qualidade de vida. Muitos indivíduos que apresentam obesidade combinada com artrite, artrose ou osteoartrite dos joelhos são mulheres, que apresentam alto risco de morbidade e mortalidade. Se deve levar em conta, a prevalência da raça e sexo mais afetados com sinais e sintomas da artrite, artrose, osteoartrite dos joelhos e obesidade, assim como o sobrepeso, obesidade visceral, intra-abdominal ou central e suas co-morbidades associadas, indicando que os indivíduos não obesos de 45 a 84 anos que apresentam uma destas condições, já mostram uma pequena perda da qualidade de vida. Já, quando existem sinais e sintomas da artrite, artrose, osteoartrite dos joelhos combinada com obesidade, a perda da qualidade de vida é cerca de duas vezes maior nos indivíduos comprometidos por este tipo de afecção. 
As mulheres negras e hispânicas são as mais afetadas, e “o ônus desproporcional que estas condições impõem sobre elas, sugere que se devem investigar estratégias adequadas de prevenção e tratamento para o sexo e subgrupos raciais ou étnicos”. Calcula-se que, se a prevalência da obesidade, assim como o sobrepeso, obesidade visceral, intra-abdominal ou central pudesse ser reduzida para os níveis observados há 10 anos, poderia haver um aumento significativo da esperança de melhor qualidade de vida relacionada à redução de doenças ligadas a hipertensão arterial sistêmica ou pressão alta, diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares e comprometimento do joelho. Em parte pela distribuição irregular da gordura pelo corpo, principalmente a gordura visceral ou intra abdominal e consequente mudança do ponto geométrico do ser humano que deve recair igualmente através da região do cóccix em ambas as pernas proporcionalmente, fato que não acontece em indivíduos obesos. O grande desafio é encontrar estratégias adequadas para a perda de peso com a diminuição da epidemia que ocorre em nosso mundo de forma progressiva e avassaladora.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930



Como Saber Mais:
1.Pessoas obesas comprometem com mais frequência as articulações dos joelhos, podendo evoluir para um comprometimento da deambulação... 
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com


2.A artrite, artrose, osteoartrite combinada com a obesidade piora muito a qualidade de vida...
http://queroemagrecermais.blogspot.com


3.O grande desafio é encontrar estratégias adequadas para a perda de peso com a diminuição da epidemia que ocorre em nosso mundo de forma progressiva e avassaladora...
http://serobesonao.blogspot.com


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr, Diretor Cientifico et Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Diretora Clinica - Van Der Häägen Brazil, São Paulo - Brasil, Elena Losina, PhD, do Hospital Brigham & Women's em Boston, Massachusetts, ET al.- USA Roland Moskowitz, MD, diretor da Clínica de Reumatologia da Unidade de Pesquisa da Case Western Reserve University em Cleveland, Ohio-USA Nortin M. Hadler, MD, PhD medicine, microbiology / immunology - Universidade de North Carolina in Chapel Hill-USA, Annals of Internal Medicine – FEB/2011 . Neil Osterweil.











Contato:
Fones: (11)5572-4848/(11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com


Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/


Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br


Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

Seguir no Google Buzz